CAPS

O Centro de Atenção Psicossocial Regional Nova Mente – CAPS I, localizado no município de Cambira-PR, pertence ao Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região – CISVIR, se caracteriza como um serviço comunitário e aberto do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo referência para tratamento de pessoas em sofrimento psíquico que atende pessoas com transtorno mental grave e pesistente e/ou com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas a fim de evitar internações objetivando a desinstitucionalização e desospitalização através da oferta de recursos terapêuticos alternativos.

É um serviço destinado à população dos municípios que fazem parte do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região – CISVIR, pessoas de todas as faixas etárias que apresentam prioritariamente intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso de substâncias psicoativas, e outras situações clínicas que impossibilitem gerenciar a própria vida, estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida. O acolhimento ocorre por demanda espontânea ou referenciada.

O CAPS I possui uma equipe multiprofissional composta por dois médicos, sendo um psiquiatra e um clínico geral com formação em saúde mental, uma assistente social, uma psicóloga, uma enfermeira e uma técnica em enfermagem. Oferece em média 380 atendimentos por mês, sendo: 220 consultas médicas, 148 atendimentos distribuídos em grupos terapêuticos, práticas corporais, práticas expressivas, oficinas, ações de reabilitação psicossocial e promoção de autonomia.

Além de atendimentos familiares visando a corresponsabilização e efetivação do cuidado, a equipe juntamente com a família e o usuário elabora o projeto terapêutico singular (PTS), como instrumento norteador das intervenções considerando o usuário na integralidade e na dimensão biopsicossocial de acordo com as suas necessidades e de seu contexto.