Dia Internacional do Idoso

Em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, a equipe da Rede de Atenção Integral à Saúde do Idoso (RAISI) realizou uma série de atividades no CISVIR com os idosos presentes no dia 1º de Outubro, em ações que visavam orientações de saúde, sociais, educacionais e lúdicas.

 

Pela manhã a população foi recepcionada por profissionais de diversas áreas que contribuíram com informações de relevância ao processo de envelhecimento. As profissionais da enfermagem realizaram testes de glicemia e controle pressórico, sendo que, quando alterados, recebiam orientações médica e encaminhamento para a atenção primária; o Serviço Social ofertou orientações pertinentes à Previdência Social e direitos dos idosos; a equipe de Nutrição recomendou cuidados pertinentes a alimentação e alertou sobre dietas específicas a determinadas condições de saúde; a Fisioterapeuta instruiu medidas para prevenção de quedas com adaptações no ambiente doméstico. Além disso, foi feito um Bingo com várias premiações e contou-se também com a parceria do Secretaria da Mulher para oferecer os serviços de esmaltação e design de sobrancelha para as idosas. As atividades da manhã aconteciam enquanto um café da manhã estava sendo servido.

 

Na parte da tarde, o Núcleo de Atenção, Testagem e Tratamento de Apucarana (NATTA) colaborou com a oferta de exames rápidos de Hepatite B e C, Sífilis e HIV, com resultado e orientações aos que realizavam os testes. Para o encerramento do evento, o Geriatra Rodrigo Pereira realizou uma palestra com a população e funcionários sobre a importância dos cuidados preventivos e de qualidade de vida para o envelhecimento saudável, o processo de empatia para com os idosos e também trouxe uma reflexão sobre a sua experiência de trabalho no continente Africano, em que não bastam as técnicas mais inovadoras se não houver uma aproximação com a realidade em que os pacientes vivem.

 

A Rede de Atenção Integral da Saúde do Idoso (RAISI) vem ao encontro com esse novo momento demográfico visando a qualidade de vida e promoção à saúde. O RAISI tem como objetivo manter e recuperar a capacidade funcional valorizando a independência física e moral da pessoa idosa, criando possibilidades de viver essa fase com a melhor qualidade de vida possível. A equipe é composta pelos seguintes profissionais: Medicina, Enfermagem, Serviço Social,  Fisioterapeuta e Nutrição. O atendimento desses idosos será realizado no próprio território, ou seja, no município de referência dando a essa população mais conforto e tranquilidade durante o atendimento.

Nesta primeira etapa iremos atender os seguintes municípios: Arapongas (Ubs Palmares), Jandaia do Sul (Ubs Damásio Brito da Silva) , Kaloré, Novo Itacolomi, Rio Bom e São Pedro do Ivaí.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *