5º Mostra Paranaense de Pesquisas em Saúde – Participação do ambulatório de Saúde Mental – CISVIR/COMSUS

Nos dias 11 e 12 de Julho foi realizado em Londrina a 5º Mostra Paranaense de Pesquisas em Saúde, tendo a participação dos psicólogos da Saúde Mental do CISVIR na exposição de trabalhos que abordaram práticas do ambulatório vinculado ao COMSUS, assim como a presença em painéis e demais apresentações de trabalhos. O congresso proporcionou o aprimoramento de competências da equipe ao adquirir diversos conhecimentos sobre pesquisas que propõe a qualificação da saúde no Paraná, assim como a troca de saberes com os demais profissionais participantes.

A equipe de Saúde Mental elaborou dois trabalhos que demonstraram a relevância para a concepção de um atendimento eficaz e humanizado. O psicólogo Wesley Vinicius da Silva apresentou o trabalho intitulado “O uso de instrumento digital no compartilhamento de cuidados entre a Atenção Primária e o Ambulatório de Saúde Mental do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região”, demonstrando a resolutividade do instrumento utilizado para a troca de informações qualitativa com a equipe da APS, proporcionando um co-manejo dos casos e colhendo frutos na proposição de ações no território. A psicóloga Flávia Cristina Lorenzini Jardini Maximiano representou o consórcio na exposição do trabalho Contribuições da Terapia Cognitivo Comportamental no manejo do suicídio em um ambulatório de Saúde Mental”, elucidando um dos eixos de trabalho do ambulatório para além da medicalização, com a proposta de uma prática eficaz na prevenção do ato suicida e no desenvolvimento de estratégias de enfrentamento e habilidades para a resolução de problemas.

A participação dos profissionais do CISVIR/COMSUS em espaços de troca de experiências se constitui em um dos eixos de atividades fundamentais dos programas ambulatoriais, pois preconizam um modelo que integre os diversos níveis de atenção, melhorando o acesso dos pacientes aos serviços e qualificando as práticas de trabalho.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *