Técnica de Translactção no ambulatório de Pediatria de Alto Risco do Cisvir

Técnica de Translactção auxilia crianças prematuras e com baixo ganho de peso na Pediatria de Alto Risco do Cisvir

 

A técnica de translactação ou relactação, auxilia inúmeras mães e bebês que estão passando pelo processo de amamentação. Pode ser utilizada em casos de bebês prematuros; bebês com baixo peso e que apresentam dificuldades para amamentação, como crianças cardiopatas e hipotônicas.

A técnica da translactação é realizada por meio da oferta do leite materno ordenhado em uma sonda nasogástrica, adaptada à mama da mãe. É uma técnica indolor, que tem como objetivos estimular o aumento da produção de leite da mãe, assim como o aumento de ganho de peso do bebê. Já a técnica de relactação é utilizada em situações que a mãe não consegue produzir leite ou produz em pouca quantidade, sendo utilizado neste procedimento fórmula infantil.

Esse recurso tem sido utilizado pela fonoaudióloga Amanda Gabriela da Silva que atua na equipe o ambulatório de Pediatria de Alto Risco do Cisvir, o qual propõe ofertar um atendimento interdisciplinar as crianças de alto risco, quando estratificadas adequadamente, dos municípios consorciados do CISVIR. Amanda registra que essa técnica  tem favorecido mães e bebês em todo o processo de aleitamento materno, especialmente com bebês prematuros e que apresentam ganho de peso insatisfatório.

Vale ressaltar que a técnica deve ser executada somente por profissionais que estejam qualificados para realizá-la. A indicação, tempo de uso e desmame da sonda fica a critério do profissional que está acompanhando mãe e bebê.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *