Ambulatórios COMSUS – Visita aos municípios de Rio Bom e Faxinal

No dia 18 de Setembro os profissionais do CISVIR que integram os programas COMSUS de apoio aos consórcios, realizaram visitas aos municípios de Rio Bom e Faxinal com o intuito de promover o conhecimento acerca dos serviços ofertados pelos ambulatórios de Saúde Mental, Hipertensão e Diabetes, Pediatria e Gestação de Alto Risco.

Pela manhã, na Unidade de Saúde da Família de Rio Bom, foram discutidas as ações dos programas ambulatoriais e seus impactos no território, assim como a elaboração de estratégias com a equipe da atenção primária para o melhor atendimento dos pacientes vinculados, com o mapeamento da rede e a melhoria do fluxo de agendamentos. No período da tarde, na Unidade Básica de Saúde Central de Faxinal, foram novamente colocadas em pauta as ações dos programas e discutidos alguns casos em equipe, pensando nos cuidados compartilhados pelos diferentes níveis de atenção.

Em ambos períodos, a psicóloga Flávia Jardini, integrante do  Ambulatório de Saúde Mental, em consonância com os esforços para a orientação dos profissionais acerca da temática do suicídio e valorização da vida no mês de Setembro, trouxe uma dinâmica que abordava mitos e verdades para a confrontação das crenças das equipes, indicando as formas corretas de tratar o assunto e conseguir o suporte tão necessário para os pacientes. Em um segundo momento, relatou fatores de risco e proteção para as tentativas de autoextermínio, encerrando as atividades com frases que permitiam aos presentes se conscientizarem da importância de todos para o manejo adequado desta questão de saúde pública.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *