Setembro Amarelo

Seminário “Nossas Vidas Importam!” – Campanha do CISVIR para o Setembro Amarelo.

 

Em razão dos esforços para a prevenção do suicídio e valorização da vida, o Consórcio Intermunicipal do Vale do Ivaí e Região, em parceria com a Autarquia de Saúde de Apucarana e a Prefeitura de Arapongas, realizou nos dias 10 e 13 de Setembro a campanha intitulada “Nossas Vidas Importam!”, em alusão ao Setembro Amarelo, mês destinado ao combate de comportamentos de autoextermínio e ao fomento de práticas que ressaltem a importância do viver.

 

Sabendo da relevância do tema em nossa sociedade, a equipe optou por trabalhar com profissionais de três eixos: Imprensa, Educação e Saúde, de todo o Vale do Ivaí. Nesta segunda-feira, 10 de Setembro, no anfiteatro da Praça CEU, a psiquiatra Priscila Maistro conversou com a mídia sobre as maneiras de divulgação de episódios suicidas, assim como a necessidade de elucidar o tema de maneira responsável e solidária, sanando dúvidas dos (as) profissionais e concedendo entrevistas para abordar o tema diretamente com os(as) ouvintes. No período da tarde, no Auditório Araucária da 16º Regional de Saúde,  o psiquiatra João Paulo Bulla dialogou com profissionais do setor da Educação pública e privada de Apucarana, explanando dados sobre a incidência de comportamentos autolesivos, indícios para detecção de potenciais adolescentes com sofrimento psíquico e formas de acolher os(as) jovens que sinalizarem o pedido de ajuda. Ao fim da tarde, a psiquiatra Priscila Maistro trabalhou com a equipe da Saúde, mostrando índices de ocorrência de suicídios, a importância do trabalho em rede para acolher estes(as) pacientes de forma integral, além de desmistificar algumas falas recorrentes e errôneas da sociedade sobre a temática. O segundo momento, realizado no dia 13 de Setembro, no auditório da Prefeitura de Arapongas, contou com os(as) profissionais de Saúde e Educação de Arapongas e dos demais municípios do Vale do Ivaí, convocados para a reedição da explanação da equipe psiquiátrica dos Ambulatórios de Saúde Mental do CISVIR.

 

Ao término das palestras, foram realizadas dinâmicas que abordaram a valorização da vida, em que cada participante recebeu uma frase que ressaltava a relevância de nossa existência, motivando a prática profissional exercida pelos(as) presentes. Por fim, cada participante recebeu um copo de lembrança em alusão ao Setembro Amarelo com os dizeres sobre a empatia, qualidade essencial para os(as) que trabalham com vidas, como nós.

 

Caso você, leitor(a), esteja passando por algum sofrimento emocional e precisa de algum suporte, ou conheça alguém que esteja, saiba que pode contar com ajuda profissional! Existe uma rede de Saúde Mental em cada um dos municípios consorciados pelo CISVIR, que pode estender as mãos para que você consiga se reerguer! Busque ajuda na Unidade Básica de Saúde mais próxima!  E caso você seja encaminhado(a) para a equipe do ambulatório de Saúde Mental do CISVIR, conte conosco! Afinal, “Nossas Vidas Importam!”.

 

*Você também pode obter ajuda a partir do telefone! Em caso de pensamento suicidas, disque 188! – CVV – Centro de Valorização da Vida.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *