4º Congresso Paranaense de Saúde Pública/Coletiva – Participação dos programas ambulatoriais do COMSUS

Nos dias 18, 19 e 20 de Julho foi realizado em Curitiba o 4º Congresso Paranaense de Saúde Pública/Coletiva, tendo a participação de profissionais do CISVIR na exposição de trabalhos que fundamentam a realização dos programas vinculados ao COMSUS, assim como a presença em conferências, minicursos, painéis e mesas redondas. Tendo como objetivo principal a expansão e a qualificação da saúde no Paraná, o congresso pôde aprimorar as competências da equipe pelo acompanhamento da utilização de tecnologias leves na promoção de saúde, tema primordial para a construção do SUS.

O Consórcio do Vale do Ivaí e Região elaborou cinco trabalhos de fundamental relevância para a concepção de um sistema de saúde eficaz e humanizado. O Centro Mãe Paranaense trouxe “O perfil socioeconômico e familiar das gestantes atendidas no Centro Mãe Paranaense do CISVIR em Apucarana/PR” e “O perfil das adolescentes atendidas no centro mãe paranaense do CISVIR em Apucarana/PR”, que conseguiu demonstrar a importância de um atendimento integral, contemplando aspectos sociais das gestantes que influenciam grandemente na eficácia do pré-natal. O Ambulatório de Saúde Mental também conferiu ao congresso dois trabalhos apresentados, versando sobre “A caracterização do perfil psicossocial das pacientes atendidas no ambulatório de saúde mental do CISVIR em Apucarana/PR” e “A caracterização do perfil psicossocial das pacientes vítimas de violência doméstica atendidas no ambulatório de saúde mental do CISVIR em Apucarana/PR”, em que o primeiro apresentou particularidades sociais e comportamentais das mulheres atendidas, sendo o gênero prevalente nos atendimentos (80%), e o segundo justificou a necessidade de delinear um perfil dessas mulheres, ao encontrar mais de 50% de mulheres que vivenciaram situações de violência doméstica, fenômeno social que merece ser explorado com muita atenção. Encerrando as contribuições, o Ambulatório de Pediatria apresentou a “Organização, funcionamento e assistência prestada em ambulatório multiprofissional especializado à criança de alto risco – CISVIR”, mostrando o fluxo de atendimentos interdisciplinares dedicados à primeira infância e como continuidade do trabalho prestado pelo Centro Mãe Paranaense.

O 4º Congresso Paranaense de Saúde Pública/Coletiva – Iluminando caminhos para o futuro da saúde, representado por profissionais gabaritados e novos talentos da saúde, propiciou exposições que contribuíram grandemente para a formação das equipes. Vale ressaltar que participação ativa dos programas ambulatoriais CISVIR/COMSUS em espaços de troca de experiências é um dos eixos formadores do programa, preconizando um modelo com base nas redes de atenção à saúde primária, secundária e terciária, de forma que as integre e melhore o acesso e a resolubilidade dos serviços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *